terça-feira, 12 de agosto de 2014

Gastronomia - A arte de ser Pai e Herói

Dia dos País x Gastronomia

Uma Arte mista de Herói, com doses de Paciência, e exercício de Paternidade

10 de agosto de 2014, um domingo normal como outro qualquer, salvo um pequeno detalhe, era dia dos Pais. Me senti estranho, pois quando acordei meu maior tesouro ainda estava provavelmente embalada em belos sonhos.

Fiz o trivial, como o roteiro manda, levantar, tomar banho, por água pra fazer o café, ler o jornal e pensar no que iria realizar neste domingo. E eis que quando menos espero, vejo meu tesouro, minha filha Anthonella ao meu lado, literalmente descabelada, meio sonolenta, com a voz embargada ainda pelo sono, sua Dalila  (ps:. coelha rosa namorada do Sansão o coelho da Mônica) fiel escudeira em uma das mãos e em outra um um embrulho de presente. A cena por um lado é hilária, mas o que veio a seguir me comoveu e literalmente me levou as lágrimas : 

           " Papai este é seu presente, e hoje quero fazer algo com você. Vamos cozinhar juntos ? "

Como reagir a uma situação e um pedido destes ?

           Primeiro, dei um forte abraço e um beijo muito carinho, enxuguei as lágrimas e com a voz embargada perguntei:

          " Filha o que você quer fazer ? " A resposta não demorou, estava na ponta da língua, e das mais afiadas, mesmo pra quem acabará de acordar, ela como toda criança parece que já acorda em 220v.

       " Papai vamos fazer aquele pãozinho que a gente viu no vídeo no teu computador" 

Tão rápido quanto um raio a resposta estava pronta, e pra quem não sabe, ela com 4 anos e 8 meses, tem uma fixação por aprender a cozinhar, assiste sempre que pode tudo que é relacionado a gastronomia. Sim pessoal, ela tem um paladar apuradíssimo, para os mais variados sabores, reconhece ingredientes entre outras façanhas. E o mais legal, tudo por conta de sua curiosidade, e talvez inspirada pela outra grande heroína dela sua mamãe Fabiana Peixer formanda em Gastronomia, a quem também devo minha gratidão por poder tornar possível a paternidade.

Enfim passadas as emoções, hora de planejar e executar os desejos de minha princesa Anthonella, neste dia espetacular. É previsto um almoço de confraternização onde estariam presentes meu pai, meu sogro e outros convidados.

A receita escolhida foi vista num programa que sinceramente não me recordo, porém pegamos a idéia e adaptamos com ingredientes disponíveis e toques pessoais, afinal minha aprendiz de chef tinha que colocar a mão na massa:

Vamos aos ingredientes mágicos :

1 kg de linguicinha de pernil ou outra de sua preferência
QB de ervas frescas ou desidratadas (tomilho,alecrim,orégano,cebolinha,salsinha,etc)
QB de alho frito ou fresco bem picadinho
1 Pote pequeno de queijo cremoso de sua preferência, utilizamos queijo cheddar 
15 pães franceses 

Um detalhe, não precisa corrigir sal nem pimenta, afinal todas as linguiças já vem com temperos.

                              
Imagem : Sérgio Marcellino

1) E a hora da magia começou, primeiro colocar o queijo na travessa;
Imagem : Sérgio Marcellino



2) Agora vem os temperos ;







3) Um pouco mais de temperos;

Imagem : Sérgio Marcellino

4)  Hora de misturar os ingredientes;
Imagem : Sérgio Marcellino

5) Neste momento entrei em ação, peguei as linguiças, retirei da membrana que as envolve, coloquei na travessa onde estavam os temperos;

6) Tenho que confessar que minha alegria era imensa, ao ver a felicidade dela, principalmente por sua disciplina, jeito e cuidado nas tarefas. E o melhor ainda estava por vir, literalmente, hora de por a mão na massa e misturar tudo até formar uma mistura homogênea;

Imagem : Sérgio Marcellino

7) A felicidade e satisfação de ser Pai, vem com estes pequenos gestos, coisas simples, mas que nos enchem de alegrias, fazem com que esqueçamos todos nossos problemas. Ter minha filha preparando uma parte do almoço do dias dos Pais, foi algo que não consegui encontrar palavras para expressar os sentimentos.

8) Feito tudo isto, foi hora de cortar os pães no sentido do comprimento, apertar para fazer um "barquinho" nas palavras da Anthonella, por o recheio em cada parte (cerca de uma colher de sopa);

9) Dispor os pãezinhos recheados em uma grelha tipo gril (aquelas que abrem e fecham) para que facilite o serviço; levar junto a brasa com o recheio voltado para o braseiro por cerca de 30 segundos (bem perto mesmo da brasa) para que a carne "sele" e em seguida erguer em uma altura suficiente para que termine de assar e os pãezinhos fiquem crocantes sem queimar, estimamos certa de 7 a 10 minutos.

Feito isto foi hora da festa, hora de comemorarmos e confraternizarmos com a família e principalmente com os filhos que estavam presentes. Momentos únicos e inesquecíveis, pois estava ao lado da pessoa mais importante de minha vida, que me tem como Pai, Herói, e exemplo, a quem tenho a responsabilidade de ensinar e educar para que se torne uma pessoa correta mesmo neste mundo moderno.

Desejo a todos os Pais um Feliz Dia dos Pais, afinal ser Pai é ter esta missão todos os dias e não apenas numa data específica.

Uma dedicatória especial a meu Pai, seu Oscar Marcellino, que me ensinou valiosas lições nesta vida.

Bom Apetite e até a próxima. 

Sérgio Marcellino


Nenhum comentário:

Postar um comentário